FAZER AS PERGUNTAS CERTAS

Constando-lhes que Jesus reduzira os saduceus ao silêncio, os fariseus reuniram-se em grupo. E um deles, que era legista, perguntou-lhe para o embaraçar: ‘Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?’. Jesus disse-lhe: ‘Amarás ao Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua mente. Este é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas’.” (Mateus 22,34-40)

Cristo não é “tolerante” com cada uma das questões que lhe são colocadas pelos Seus opositores. Por vezes Ele responde com uma repreensão (Mateus 22,29), e por vezes Ele recusa-Se a responder (por exemplo, Lucas 20,3-8).

Mas neste caso, ainda que os fariseus sejam buscadores hipócritas, Jesus responde. Porque a questão em si é importante, e a resposta é fundamental para aqueles que buscam sinceramente fazer a vontade de Deus: O mais importante, diz Ele, é que nos é ordenado: 1. amar a Deus; 2. amar a nós mesmos; e 3. amar o nosso próximo. O restante da lei de Deus é acessório a estes três “amores”.

Quando hoje tomo um pouco de tempo para me autoexaminar, revendo as minhas ações, palavras e pensamentos, que eu comece por me fazer as perguntas certas, as perguntas fundamentais. Estas dizem respeito ao meu amor por Deus, por mim mesmo e pelo meu próximo. Quaisquer outras questões, o Senhor recorda-me, “dependem” destas três.

Versão brasileira: João Antunes

© 2015, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com