“Tendo Jesus chegado a casa, de novo a multidão acorreu, de tal maneira que nem podiam comer. E quando os seus familiares (οἱ παρ᾽ αὐτοῦ) ouviram isto, saíram a ter mão nele, pois diziam: ‘Está fora de si!’. E os doutores da Lei, que tinham descido de Jerusalém, afirmavam: ‘Ele tem Belzebu!’. E ainda: ‘É pelo chefe dos demônios que expulsa os demônios’. Então, Jesus chamou-os e disse-lhes em parábolas: ‘Como pode Satanás expulsar Satanás?’.” (Marcos 3,20-23)
Assim, quando Jesus estava pregando, curando e atraindo multidões para onde quer que fosse, tanto seus familiares como os líderes religiosos da época, os escribas e os fariseus, queriam que Ele parasse. Os seus familiares estavam preocupados com o que as pessoas diziam, que “Ele está fora de si”, — então estavam preocupados com a reputação da sua família. No caso dos líderes religiosos, a preocupação era a sua própria autoridade, que estava sendo ofuscada por este novo Mestre. Eles tinham inveja e receavam uma perturbação do status quo, por isso tentavam desacreditá-lo, lançando dúvidas sobre a Sua espiritualidade: “É pelo chefe dos demônios que expulsa os demônios”, dizem eles, e claro que o Senhor facilmente refuta esta acusação ilógica.
Tanto os familiares como os líderes religiosos, então, foram motivados por preocupações egocêntricas. O seu egocentrismo tornou-os cegos para a Pessoa diante deles, Jesus Cristo, e para os Seus dons. Para eles, Ele era apenas um obstáculo aos seus próprios desejos e necessidades visíveis.
Hoje sou recordado de estar atento aos dons dos outros, e de os celebrar, com gratidão. Que eu seja de utilidade e encorajador, quando puder, em vez de puxar os outros para baixo. Porque Cristo opera no nosso meio através de outras pessoas, por vezes de formas que são inesperadas ou mesmo desagradáveis para mim. Que eu recue, se me vir incomodado ou invejoso ou perturbado pela jornada de vida de alguém, e louve a Deus por revelar os dons do Seu Espírito em cada pessoa única no meu meio.
Versão brasileira: João Antunes
© 2015, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com