“… concede ao Teu servo, um espírito da castidade (σωφροσύνη, tselomudrie, integridade), de humildade, de paciência e de amor.” (Oração de Santo Efrém, o Sírio, 2ª parte)
A palavra grega “σωφροσύνη” é frequentemente traduzida como “castidade”, que, tal como a palavra eslava “chistota”, tende a fazer-nos pensar na abstinência total, uma interrupção total da sexualidade. Isso, assim, tende a isolar ou mesmo proibir todas as questões de sexualidade do quadro completo da nossa jornada “espiritual”. Mas a palavra “σωφροσύνη” significa muito mais, razão pela qual a sua tradução eslava propriamente dita é útil: em eslavo, a palavra é traduzida como “tselomudrie”, que significa literalmente “integridade”. Esta palavra coloca as questões de sexualidade onde elas pertencem: dentro do quadro completo da nossa jornada para a salvação.
As questões de sexualidade tornam-se problemáticas e “pecaminosas” precisamente quando assumem uma vida própria, separada da nossa abordagem “integral” a Deus. Afinal, Deus conhece este lado da nossa humanidade, porque Ele o criou, como uma das Suas dádivas. Assim, as questões sexuais, incluindo o desejo sexual impróprio, precisam de ser colocadas ante Deus, entregues a Deus, e discernidas, como qualquer outra coisa, à luz de outros dons do Espírito Santo, como o amor, a fé, a paciência, a gratidão e a humildade.
Coloquemos a nós mesmos as questões apropriadas nesta área, para que elas não vivam uma vida própria: Será que deixamos que a nossa conduta sexual seja distorcida pelo egoísmo, pela desonestidade, pela luxúria, pelo poder e pelo tédio, e assim por diante? Será que nos colocamos em primeiro lugar e desrespeitamos os outros? Ou será que nos desrespeitamos a nós mesmos nestes assuntos?
Que eu lance a luz de Deus também sobre esta área da vida, de uma forma “íntegra”, e deixe a Sua graça amorosa guiar a minha abordagem a ela.
Versão brasileira: João Antunes