“Eu vim lançar fogo sobre a terra; e como gostaria que ele já se tivesse ateado! Tenho de receber um batismo, e que angústias as minhas até que ele se realize! Julgais que Eu vim estabelecer a paz na Terra? Não, Eu vo-lo digo, mas antes a divisão. Porque, daqui por diante, estarão cinco divididos numa só casa: três contra dois e dois contra três; vão dividir-se: o pai contra o filho e o filho contra o pai, a mãe contra a filha e a filha contra a mãe, a sogra contra a nora e a nora contra a sogra.” (Lucas 12,49-53)
O nosso Senhor sabia que a Sua luz, o Seu “fogo”, iria despertar as forças das trevas de novas formas, não só ou mesmo principalmente fora da nossa “casa”, mas dentro dela. Porque o Seu “fogo”, quando nos abrimos a ele, começa a expor as nossas idolatrias, co-dependências e outras obsessões, que normalmente não se vão sem dar luta. Daí a “divisão” da cruz, que traz luz e que traz fogo, do nosso Senhor, quando eu a levanto.
Senhor, dá-me discernimento e paciência na jornada carregando a cruz hoje, para que eu possa enfrentar quaisquer “divisões” necessárias e saudáveis em Tua luz e leveza, — mesmo as mais dolorosas, que acontecem na minha própria “casa”. Que eu possa ser separado daquilo que Tu não queres para mim, e unido com aquilo que Tu imaginas para mim, de acordo com a minha vocação. Amén!
Versão brasileira: João Antunes
© 2021, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com