“Observando como os convidados escolhiam os primeiros lugares, [Jesus] disse-lhes esta parábola: ‘Quando fores convidado para um banquete, não ocupes o primeiro lugar; não suceda que tenha sido convidado alguém mais digno do que tu, venha o que vos convidou, a ti e ao outro, e te diga: Cede o teu lugar a este. Ficarias envergonhado e passarias a ocupar o último lugar. Mas, quando fores convidado, senta-te no último lugar; e assim, quando vier o que te convidou, há-de dizer-te: Amigo, vem mais para cima. Então, isto será uma honra para ti, aos olhos de todos os que estiverem contigo à mesa. Porque todo aquele que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado’.” (Lucas 14,7-11)
Portanto, aqui o Senhor dá-me uma pequena lição de etiqueta. O que Ele basicamente diz é: “Não faças de TI o destaque no casamento de outra pessoa!”. Isto pode parecer óbvio, — mas ainda assim, Ele sabe que isso precisa de ser dito. Pode ser tolice e, no entanto, é tão humano, transformar qualquer ocasião social, bem como a vida em geral, num exercício de autoestima, buscando de alguma forma honra ou reconhecimento para si próprio.
Mas o Senhor está a dizer-me hoje: “Não te preocupes com isso. Vá e procures honrar os outros, colocando-os em primeiro lugar, e o ‘anfitrião’ (Deus) tratará do resto”. Este é o caminho da humildade, que me liberta das frustrações do egoísmo, e me traz honra à Sua mesa.
Versão brasileira: João Antunes
© 2015, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervass.acom