“Amei, porque o Senhor escutará a voz da minha súplica; Porque inclinou até mim o Seu ouvido; E nos meus dias chamarei [por Ele]. Dores de morte me tomaram à volta; Perigos de Hades me encontraram; Opressão e sofrimento eu encontrei. E chamei pelo nome do Senhor…” (Salmo 114/116,1-4a; cf. Septuaginta, tradução ao Português por Frederico Lourenço)
Nos Salmos encontro todo o espectro da experiência humana na jornada da fé; desde o amor intenso e alegria no Senhor, até à intensa dor e medo, como os “perigos de Hades” que rodeiam a alma — todas estas experiências estão expressas aqui, nos Salmos, em oração, e assim apresentadas ou entregues ao Senhor.
Ao cantar os Salmos hoje, sou recordado de que não há nada, absolutamente nada, novo ou único sobre qualquer tristeza, medo ou problemas que encontro na minha jornada carregando a cruz nos dias de hoje. Não preciso de me sentir alheado ou separado do que imagino ser a experiência dos “santos”. É uma experiência humana, que inclui amor, alegria, medo, tristeza e tribulação, tudo entregue ao Senhor nas orações de muitas gerações, dia após dia, e partilhado comigo no testemunho dos Salmos.
Hoje, quer eu permaneça de pé ou caia, sei que não estou só, quando me reoriento e junto a minha voz às muitas vozes que me precederam, que entregaram tudo isto ao Senhor. “Amei, porque o Senhor escutará a voz da minha súplica”, como Ele ouviu a deles.
Versão brasileira: João Antunes
© 2015, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com