ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU

Quando vos levantais para orar, se tiverdes alguma coisa contra alguém, perdoai-lhe primeiro, para que o vosso Pai que está no céu vos perdoe também as vossas ofensas.” (Marcos 11,24b-25)

O que significa “ter alguma coisa contra alguém”? Isto é muitas vezes mais sutil do que me interessa reconhecer. Posso “ter” um ressentimento silencioso, mas profundo, contra alguém, ou contra um grupo de pessoas, ou mesmo contra mim mesmo, sem me aperceber bem disso. Por exemplo, posso constantemente perceber outra pessoa como ingrata por algo que fiz ou faço por ela; posso sentir-me perturbado por algo que um amigo próximo disse sobre mim e distorcer isto na minha mente; posso sentir-me sobrecarregado e desencorajado pelas minhas próprias palavras ou ações irrefletidas de ontem.

Posso não pensar muito seriamente nestes “pequenos” ressentimentos, mas eles criam um obstáculo, o Senhor recorda-me hoje, à minha relação com Deus. Ele quer que eu “deixe isso p’ra lá”, para que eu, em minhas orações a Ele, esteja “na mesma página” com Ele, que é clemente e misericordioso. Ele quer que eu busque e confie na Sua misericórdia e perdão, mas também que aprenda, através da busca deste contato com Ele, a ser igualmente clemente e misericordioso. Porque o perdão dos outros e de mim mesmo derruba os obstáculos entre mim e a graça de Deus. Tira-me do beco sem saída do ressentimento e do desânimo, e ajuda-me a mudar e seguir em frente, com o Seu amparo amoroso.

Hoje que eu seja recordado com gratidão de “deixar isso p’ra lá”, seja o que for que eu possa estar “tendo contra” alguém, e entregá-lo à misericórdia de Deus. Que eu esteja atendo a estes pequenos ou grandes ressentimentos que eu possa estar carregando, para que sejam perdoados, “assim na terra como no céu”.

Versão brasileira: João Antunes

© 2015, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com