“Eu disse: Vós sois deuses, todos vós sois filhos do Altíssimo. Mas morrereis como qualquer mortal; caireis como qualquer príncipe.” (Salmo 81/82,6s)
Somos todos chamados “deuses” neste Salmo? Quando Cristo cita esta passagem, “Vós sois deuses”, Ele explica que aqui “chamou deuses àqueles a quem se dirigiu a palavra de Deus” (João 10,35). Portanto, sim. Todos nós, a quem a palavra de Deus “veio”, somos chamados “deuses”, porque através da Sua “vinda”, nos foi dado participar na Sua divindade. Só Ele é divino por essência, enquanto nós somos participantes da divindade. Continuamos a “morrer como mortais e a cair como qualquer príncipe”.
A palavra de Deus “veio” aos seres humanos já na criação, no “fiat” criativo e vivificante do Criador, que nos quis formar à Sua imagem e semelhança (Gênesis 1,26s). Mas a nossa “semelhança com Deus” foi dada para crescer e aprofundar com cada revelação de Deus de Si mesmo; mais particularmente quando a Palavra “veio” a nós em carne, quando “o Verbo fez-se homem e veio habitar conosco” (João 1,14). E agora, depois da Encarnação, Ele partilha a nossa natureza humana, a nossa humanidade, e nós partilhamos da Sua, tornando-nos um dos Seus, mais intimamente, em Seu Corpo, no qual as energias divinas do Espírito Santo derramam abundantemente sobre nós: “a quantos O receberam, aos que n’Ele creem, deu-lhes o poder (ἐξουσίαν) de se tornarem filhos de Deus” (João 1,12).
Por isso, hoje trago comigo esta humilde verdade, que somos “deuses, todos nós somos filhos do Altíssimo”, em Cristo. Em termos práticos, esta verdade faz-me fazer uma pausa, e aproximar-me de mim e dos outros seres humanos com a devida honra, como aqueles com “o poder de se tornarem filhos de Deus”, quando “creem n’Ele”. Que eu caminhe, fale, pense e aja com esta verdade em mente, e com o Seu nome no meu coração.
Versão brasileira: João Antunes
© 2015, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com