“Na mesma região encontravam-se uns pastores que pernoitavam nos campos, guardando os seus rebanhos durante a noite. Um anjo do Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor refulgiu em volta deles; e tiveram muito medo. O anjo disse-lhes: ‘Não temais, pois anuncio-vos uma grande alegria, que o será para todo o povo: Hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias Senhor. Isto vos servirá de sinal: encontrareis um menino envolto em panos e deitado numa manjedoura’.” (Lucas 2,8-12)
Por que, de todo o povo, estes pastores sem nome? Por um lado, porque eles estavam no lugar certo, na hora certa. Estavam fazendo o que sempre fizeram, mesmo à noite, “guardando [vigiando] os seus rebanhos”. E em virtude de simplesmente fazerem o seu trabalho, eles estavam no “lugar certo” para receber a boa notícia de “uma grande alegria”. São pessoas de boa vontade, porque estão sendo de utilidade, de acordo com a vontade de Deus para eles, de acordo com a sua vocação.
Deus revela-Se a Si mesmo para nós enquanto fazemos o que devemos fazer, de acordo com as nossas responsabilidades imediatas. Que eu consiga discernir quais elas são hoje, para não perder o que Deus me quer mostrar através das pessoas, dos lugares e das coisas que Ele me envia; para não perder a “paz que vem do alto” que Ele nos traz hoje, apesar de todo o caos do nosso mundo conturbado. “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens do seu agrado” (Lucas 2,14).
Versão brasileira: João Antunes
© 2016, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com