RENOVAÇÃO DE TODA A CRIAÇÃO

Preparai-vos, Zabulão, aprontai-vos, Neftali. Detém-vos, Rio Jordão, para acolher com júbilo, o Senhor que vem ser batizado. Alegrai-vos, Adão com a primeira mãe, e não vos escondais mais, como um dia, no Paraíso, porque o Senhor, vendo-vos despidos, apareceu para vos revestir com a veste original. Hoje Cristo manifesta-se para renovar toda a criação.” (Tropário da Vigília da Festa da Teofania)

De fato, Cristo renova “toda a criação” na Sua vinda. E Ele faz isto não só “espiritualmente”, iluminando-nos através da luz da Sua palavra, como fez na Sua pregação na Galileia, como profetizado: “Terra de Zabulão e Neftali, caminho do mar, região de além do Jordão, Galileia dos gentios. O povo que jazia nas trevas viu uma grande luz; e aos que jaziam na sombria região da morte surgiu uma luz” (Mateus 4,15s; cf. Isaías 9,1s).

Cristo renova “toda a criação” também fisicamente, assumindo o nosso corpo humano, dentro do nosso tempo histórico, e inserindo-Se no nosso mundo material. A “imersão” iluminadora do Senhor na nossa realidade material é mais claramente enfocada na nossa celebração do Seu batismo no Jordão. Ele mergulha-Se na água, que constitui mais de metade do corpo humano, e cobre mais de 70% da superfície da Terra.

Assim, o mundo material, incluindo o meu corpo, é renovado e iluminado em comunhão com Cristo. Para os cristãos, o corpo não é algo do qual procuramos fugir; não é para ser desprezado ou desvalorizado nas nossas jornadas “espirituais”. Revestidos em Cristo, no batismo, recebemos mais uma vez a “veste original” da perfeita criação de Deus. Recebemos a Sua pureza, a Sua perfeição, na alma e no corpo, e já não nos “escondemos”, como fizeram Adão e Eva “um dia, no Paraíso”.

Hoje que eu recorde que a minha jornada “espiritual” inclui também o meu corpo iluminado por Cristo, e o meu cuidado com ele na minha rotina diária. Que eu faça escolhas saudáveis, seja no comer, no beber, no lavar-me, ou no dormir, como alguém “revestido em Cristo”. Porque Ele é “a luz das nossas almas e dos nossos corpos”, como rezamos na Oração que precede à leitura do Evangelho, e a Ele dirijo hoje a glória, com o Pai e o Espírito Santo. Amén!

Versão brasileira: João Antunes

© 2016, Ir. Vassa Larin
Reflexões com café na manhã: 365 devoções diárias para pessoas ocupadas
www.coffeewithsistervassa.com