TEOFANIA

Em teu batismo no Jordão, Senhor, manifestou-se a adoração da Trindade; pois a voz do Pai deu testemunha, chamando-te Filho bem-amado, e o Espírito, sob forma de pomba confirmou a verdade desta palavra. Ó Cristo Deus que te manifestaste e iluminaste o mundo, glória a Ti!” (Tropário da Festa da Santa Teofania)

O próprio Senhor “manifesta-Se”; Ele revela-Se para nós. É o que Ele faz, nesta grande festa da Teo-fania (θεο-φάνεια, Бого-явление, ou “manifestação/revelação de Deus”), celebrada hoje por aqueles de nós que seguem o Calendário Juliano Tradicional. Ele não Se esconde de nós, mas expõe-Se, mergulhando-Se e dando a Sua luz e “iluminação” às “águas” do meu mundo no rio Jordão.

Que também eu não me esconda d’Ele, hoje, mas mostre-me, vindo a Ele com honestidade, por meio de alguma oração sincera. Respondendo à Sua abertura para comigo, e à Sua prontidão para mergulhar em todas as “águas” da minha vida, abrindo o meu coração à Sua presença iluminadora, e imergindo-me nela. Graças Te dou, Senhor, por santificar todas as nossas “águas”, por mais lamacentas que sejam. “Ó Cristo Deus que te manifestaste e iluminaste o mundo, glória a Ti!”.

Versão brasileira: João Antunes

© 2022, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com