ENCONTRAR A ELE NO AGORA

Simeão tomou-o nos braços e bendisse a Deus, dizendo: ‘Agora, Senhor, segundo a tua palavra, deixarás ir em paz o teu servo, porque meus olhos viram a Salvação que ofereceste a todos os povos, Luz para se revelar às nações e glória de Israel, teu povo’.” (Lucas 2,28-32)

Este momento particular da História da Salvação, este particular “Agora”, é uma celebração de Simeão “vendo” Cristo, com os seus próprios dois olhos. É uma celebração do dom da Sua presença física entre nós, e de todas as suas consequências cheias de graça: “Agora”, devido ao Grande Fato da Sua encarnação, podemos abraçá-lo e contemplá-lo, não só “espiritualmente” mas também fisicamente, em comunhão saudável com Ele.

Com efeito, a “salvação”, em Cristo, está agora presente e ativa no meu meio físico e dentro de mim, porque me é dado “ver” Cristo, se tiver “olhos para ver”. É “Luz” que foi “revelada às nações”, incluindo a nós, se escolhermos estar presentes à Sua presença, em nós e entre nós. Em termos práticos, no meu aqui e agora, este “estar presente à Sua presença” significa entrar em contato com Ele diariamente, em oração sincera e abertura à Sua presença e voz na minha vida.

Hoje que eu esteja presente à presença de Cristo entre nós, para que eu possa “encontrá-l’O” da forma como Ele vem até mim hoje, seja nas situações e responsabilidades mundanas com que sou confrontado, seja, mais obviamente, nas celebrações eclesiásticas como a que hoje festejamos no Calendário Juliano Tradicional, d’O Encontro do Senhor. Que eu esteja aberto a encontrá-l’O hoje, onde quer que eu esteja, e seja o que for que eu esteja fazendo.

Versão brasileira: João Antunes

© 2016, Ir. Vassa Larin
Reflexões com café na manhã: 365 devoções diárias para pessoas ocupadas
www.coffeewithsistervassa.com