VINDE E CAMINHEMOS

virão muitos povos e dirão: ‘Vinde, subamos à montanha do SENHOR, à casa do Deus de Jacob. Ele nos ensinará os seus caminhos, e nós andaremos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém, a palavra do SENHOR. Ele julgará as nações, e dará as suas leis a muitos povos, os quais transformarão as suas espadas em relhas de arados, e as suas lanças, em foices. Uma nação não levantará a espada contra outra, e não se adestrarão mais para a guerra. Vinde, Casa de Jacob! Caminhemos à luz do SENHOR’.” (Isaias 2,3ss)

Esta passagem é do Profeta Isaías, de cujo(s) livro(s) completo(s) lemos nos dias de semana da Quaresma Bizantina, no ofício da Sexta Hora. Como é espantoso, regressar e “recordar” Deus preparando-nos, a humanidade, para a Luz; para o Seu Filho, Que viria e nos ensinaria, que já “não nos adestraríamos para a guerra”. Entramos assim na “sombra” do Antigo Testamento durante a Quaresma, de modo a redescobrirmos e revivermos o nosso anseio pela “Luz para se revelar às nações” (Lucas 2,32).

Que eu tenha ouvidos para ouvir e olhos para ver as grandes lições que me são ensinadas em mais um dia da grande tradição da Quaresma. Que Deus me ensine a “transformar as minhas espadas em relhas de arados, e as minhas lanças, em foices”, à medida que me entrego aos meus caminhos e deixo entrar a luz da Quaresma. “Vinde, Casa de Jacob! Caminhemos à luz do SENHOR”.

Versão brasileira: João Antunes

© 2016, Ir. Vassa Larin
Reflexões com café na manhã: 365 devoções diárias para pessoas ocupadas
www.coffeewithsistervassa.com