TEMOR EGOCÊNTRICO

O SENHOR é minha luz e salvação: de quem terei medo? O SENHOR é o baluarte da minha vida: quem me assustará?” (Salmo 26/27,1)

O oposto da fé é a autoconfiança, que gera medo e ansiedade. Sempre que deixo de levar uma vida centrada em Deus, sempre que deixo de me colocar, de colocar tudo e todos, em Suas mãos, passo a interpretar, por conta própria, Deus no palco das minhas preocupações, desafios, situações e relacionamentos. É claro que, inevitavelmente, descubro que não sou adequado para este papel, porque os meus ombros são simplesmente uma base demasiado insegura para os fardos do mundo. Esta insegurança é o que traz todo o tipo de medo à minha vida, como o medo das opiniões das pessoas, do fracasso ou da insegurança econômica.

A fé muda tudo isto. E por fé não estou me referindo apenas em ter “crenças firmes” na minha cabeça, ou ir à igreja uma vez por semana. Por fé estou me referindo a deixar a graça de Deus entrar na minha vida, conectando-me a Ele, em oração, diariamente. Estou me referindo a deixá-l’O fazer parte do quadro de qualquer situação, relacionamento ou “plano” para o futuro.

Que eu me permita deixa-l’O fazer parte hoje, e pedir-Lhe, pelo menos brevemente, que Ele faça por mim o que eu não posso fazer por mim mesmo. Não preciso de temer quando ando em Seu reino, onde só Ele é Rei. “Pois Teu” — não meu — “é o reino, o poder e a glória, do Pai e do Filho e do Espírito Santo, agora e sempre, e pelos séculos dos séculos”. Amén!

Versão brasileira: João Antunes

© 2016, Ir. Vassa Larin
Reflexões com café na manhã: 365 devoções diárias para pessoas ocupadas
www.coffeewithsistervassa.com