NOSSO PAI ESTÁ APENAS “NO CÉU”?

Pai nosso, que estás no Céu (ἐν τοῖς οὐρανοῖς), santificado seja o teu nome, venha o teu Reino; faça-se a tua vontade, como no Céu (ἐν οὐρανῷ), assim também na terra.” (Mateus 6,9s)

Deus, nosso “Pai”, está distante de nós, pois Ele está “no Céu”, como em alguma “galáxia muito, muito distante”, enquanto estamos todos aqui, na terra? Não. Ele, talvez, pareça distante no Antigo Testamento, mas Ele revelou mais claramente Sua proximidade de nós, quando o Seu Filho Unigênito, o Deus-Homem, caminhou entre nós e orou ao nosso Pai comum, revelando-nos o Reino e a vontade de Deus, tanto na terra “como no Céu”.

Então, a presença de Deus, em Sua realeza e vontade, une céu e terra na Pessoa de Seu Filho e Nosso Senhor Jesus Cristo. Hoje posso fazer parte dessa unidade ou comunhão, reconectando-me com Deus, e chamando-o “Pai Nosso!” em oração sincera, como Cristo ensinou-me a orar n’Ele e com Ele. Ou posso ficar com o caos habitual aqui “na terra”, auto-isolado do quadro completo do universo de Deus, visível e invisível, tanto na terra como “no Céu”. Essa escolha é minha. Mas Cristo me chama à unidade com o quadro completo, “como no Céu, assim também na terra”, então que eu faça parte disso e clame a um Pai que tenho em comum com Jesus Cristo. Pois posso ficar no caos da nossa, meramente humana, política atual e ficar muito chateado com isso, mas também posso fazer uma escolha e fazer parte do quadro mais amplo de Deus. “Faça-se a Tua vontade, como no Céu, assim também na terra”. Amén!

Versão brasileira: João Antunes

© 2017, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com