“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, sou como um bronze que soa ou um címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom da profecia e conheça todos os mistérios e toda a ciência, ainda que eu tenha tão grande fé que transporte montanhas, se não tiver amor, nada sou. Ainda que eu distribua todos os meus bens e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, de nada me aproveita.” (1ª Coríntios 13,1ss)
Que passagem divinamente desconcertante esta é. Nada me aproveita, diz São Paulo, quando eu não tenho amor, mesmo que eu esteja fazendo e falando todas as coisas “certas”; mesmo se eu “conheça todos os mistérios e toda a ciência, ainda que eu tenha tão grande fé”. Minhas palavras e minhas ações deixam de ser construtivas para mim e para os demais, e até mesmo fracassam, se aquilo que eu estiver dizendo e fazendo não estiver temperado com o “amor”, que é um desejo e inspiração divinos do bem para com o próximo. Porque as pessoas, inclusive eu mesmo, não escutam, ou seja, não “obedecem”, àqueles que não as amam, e também às quais não amam. Então, a “obediência” (de “ob + audire”, que significa “escutar”) não “funciona” sem amor.
Mas como posso vir a “ter amor” em determinadas situações difíceis, digamos, quando outra pessoa ou outras pessoas tem agido sem caridade (tanto com relação a mim quanto à outra pessoa)? O fato é que não posso reunir por mim mesmo “amor” desde o meu interior. Mas posso abrir meu coração à Fonte de Amor, Deus, e deixá-l’O compartilhar comigo o que Ele quer compartilhar com todos nós, Sua capacidade divina para o amar. Sei que isto é “mais fácil falar do que fazer”, mas assim é a maioria das coisas. Então vou fazer uma experiência junto a Deus hoje e deixá-l’O fazer parte de qualquer situação sem amor que eu seja confrontado hoje. “Venha a nós o Teu reino”, eu digo a Deus hoje, em sincera oração, distanciando-me das batalhas sem sentido, sem amor, que não passam de um mero “bronze que soa” em Seus ouvidos.
Versão brasileira: João Antunes
© 2017, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com