O CAMINHO MAIS SIMPLES

Todos estavam maravilhados com a grandeza de Deus. Estando todos admirados com tudo o que Ele fazia, Jesus disse aos seus discípulos: ‘Prestai bem atenção ao que vou dizer-vos: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens’. Eles, porém, não entendiam aquela linguagem, porque lhes estava velada, de modo que não compreendiam e tinham receio de o interrogar a esse respeito. Veio-lhes então ao pensamento qual deles seria o maior. Conhecendo Jesus os seus pensamentos, tomou um menino, colocou-o junto de si e disse-lhes: ‘Quem acolher este menino em meu nome, é a mim que acolhe, e quem me acolher a mim, acolhe aquele que me enviou; pois quem for o mais pequeno entre vós, esse é que é grande’. João tomou a palavra e disse: ‘Mestre, vimos alguém expulsar demônios em teu nome e impedimo-lo, porque ele não te segue juntamente conosco’. Jesus disse-lhe: ‘Não o impeçais, pois quem não é contra vós é por vós’.” (Lucas 9,43-50)

Nesta passagem, enquanto Seus discípulos estão focados nos status e prerrogativas deles, o Deus-Homem está focado em uma coisa: Sua cruz, ante a qual Ele está para “ser entregue nas mãos dos homens”, e tornar-Se “o menor” [entre todos], como o “menino” sem nome a Seu lado naquele momento. E assim, esta situação prossegue ao longo da História da Igreja, mesmo até hoje: nos preocupamos com o “nosso” status, qual de “nós” é o maior, e quais seguem ou “não seguem a Jesus juntamente conosco”, – enquanto o Senhor nos fala de Sua cruz, da entrega “nas mãos dos homens” hostis a nós; da pequenez ante irmãos competitivos; e da aceitação daqueles que “não O seguem juntamente conosco”, mas que não são “contra nós”. Então, Ele está falando de uma coisa simples, enquanto estamos sobrecarregados e cegos com nossas muitas outras questões.

Hoje que Cristo faça as coisas mais simples para mim, por Sua Cruz. Eu deixo de lado as batalhas sem sentido com a carne e o sangue, e tomo Seu caminho de carregar a cruz, o qual me traz paz. “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim”, o Senhor me diz esta manhã, “porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11,29s).

Versão brasileira: João Antunes

© 2016, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com