“Quem pouco semeia, também pouco colherá; mas quem semeia com generosidade, com generosidade também colherá. Cada um dê como dispôs em seu coração (προαιρεῖσθαι), sem tristeza nem constrangimento, pois Deus ama quem dá com alegria.” (2ª Coríntios 9,6s)
Deus me concede a dignidade de ter uma escolha, em todo esse negócio de auto-oferecimento e doação. Assim como Ele tem, livremente, me dado certos dons só porque Ele quer, da mesma forma Ele me deixa compartilhar estes dons, se eu quiser.
É por isso que a forma de auto-doação do carregar a Cruz é dignificante. Ela me concede o tipo certo de humilde auto-aceitação e dignidade, porque Deus permite que eu, e ninguém mais, tome a decisão de segui-l’O. Por outro lado, a “outra” forma, de egoísmo e mesquinhez, é em última análise, humilhante, porque ela me bloqueia na escravidão humilhante do “eu”.
Hoje que eu, uma vez mais, tome a decisão de dar, não importa o que eu sou chamado a dar hoje, ao invés de esperar ou exigir dos outros. “A Tua Cruz veneramos, ó Mestre, e glorificamos a Tua santa Ressurreição!”.
Versão brasileira: João Antunes
© 2016, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com