INFÂNCIA ESPIRITUAL

Quanto a mim, irmãos, não pude falar-vos como a simples homens espirituais, mas como a homens carnais, como a criancinhas em Cristo. Foi leite que vos dei a beber e não alimento sólido, que ainda não podíeis suportar. Nem mesmo agora podeis, visto que sois ainda carnais. Pois se há entre vós rivalidades e contendas, não é porque sois carnais e procedeis de modo meramente humano? Quando um diz: ‘Eu sou de Paulo’; e outro: ‘Eu sou de Apolo’, não estais a proceder como simples homens?” (1ª Coríntios 3,1-4)

O apóstolo me recorda hoje de algumas das armadilhas da infância espiritual. Este é um comportamento infantil que se pode manifestar ou quando se é totalmente novo na fé, sendo recém-batizado, ou muitos anos após o batismo, tendo redescoberto a fé da própria infância com novo zelo. Pode-se ser tentado, nesta fase, a ter “contendas” com outros dentro da comunidade paroquial sobre vários assuntos de disciplina da igreja, como as regras de jejum ou os detalhes da celebração litúrgica. São Paulo descreve este comportamento “meramente humano” como sendo “carnal”; tendo “contendas” baseadas em alianças humanas e “procedendo de modo meramente humano”. Isto me faz lembrar o que Cristo disse aos fariseus, depois que eles criticaram os discípulos do Senhor por “tomar alimentos com as mãos impuras” e por não “obedecer à tradição dos antigos”. Ele lhes diz: “Descurais o mandamento de Deus, para vos prenderdes à tradição dos homens” (Marcos 7,5-8).

Durante este período do Jejum da Natividade, que eu prossiga com cautela, zelando para que meu próprio jejum, de acordo com a tradição que adoto, esteja em Seu Espírito; em harmonia com a vontade de Deus, o amor de Deus, e a misericórdia de Deus para mim e para os outros. “O sacrifício agradável a Deus é o espírito contrito”, relembro-me hoje. “ó Deus, não desprezes um coração contrito e arrependido” (Salmo 51,19).

Versão brasileira: João Antunes

© 2016, Ir. Vassa Larin
Reflexões com café na manhã: 365 devoções diárias para pessoas ocupadas
www.coffeewithsistervassa.com