“Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.” (Mateus 5,6)
Vale a pena investir tempo e energia na vida espiritual, melhorando meu contato consciente com Deus em oração, contemplação, jejum, liturgia, auto-exame, auto-doação e/ou quaisquer outras ferramentas disponíveis para mim? Talvez seja mais fácil estar motivado a alcançar objetivos materiais, como fazer uma dieta e correr diariamente para estar fisicamente apto; ou trabalhar duro no meu emprego para ganhar mais dinheiro e alcançar mais “segurança” financeira.
Sim, a “justiça” vale a pena, o Senhor me recorda hoje. Sou “feliz” por ter fome e sede dela, porque este é um objetivo que “sacia” ou “preenche” o buraco em meu coração. Este buraco nunca pode ser inteiramente preenchido, nunca pode ser verdadeiramente satisfeito, por ganho material ou recompensa. Eu o tentei. Mas descobri que quando meu foco está limitado a objetivos materiais, não estou sempre tranquilo lá; estou constantemente insatisfeito e descontente em maior ou menor grau. E esta constante insatisfação prejudica minha utilidade singular para os seres humanos e para o mundo ao meu redor.
Hoje, vou abrir meu coração e ouvir a voz do Senhor, motivando-me a dedicar tempo a Ele e à Sua justiça. Tomo as ferramentas que estão dispostas diante de mim nesta época que antecede o Natal, na palavra e na oração de Deus, preparando-me para a perspectiva da futura festa o melhor que posso. Pois serei, de fato, saciado.
Versão brasileira: João Antunes
© 2016, Ir. Vassa Larin
Reflexões com café na manhã: 365 devoções diárias para pessoas ocupadas
www.coffeewithsistervassa.com