“Felizes os puros de coração, porque verão a Deus.” (Mateus 5,8)
Então, aqui está outra pérola da conversa motivacional que Jesus teve conosco no monte. Se você limpar sua casa espiritual, Ele diz, se você fizer um esforço para limpar o lixo que tende a se acumular em seu coração, como a autopiedade, a inveja, os desejos e vontades desregrados, os medos egocêntricos, a ingratidão, e assim por diante, — você “verá a Deus”. Antes de ignorar estas palavras, como se fossem destinadas apenas a algum tipo de super-humano em uma galáxia distante, muito distante, permita-me observar como eu, pessoalmente, sou chamado a “ver a Deus”.
Deus Se revela de muitas maneiras, grandes e pequenas, em minha vida, se eu tiver olhos para vê-l’O. Ele transparece sutilmente em meu entorno, relacionamentos, responsabilidades e situações, quando presto atenção à sabedoria e beleza que Ele quer me mostrar em um determinado dia. De maneiras mais óbvias, Ele Se revela em ocasiões especiais como a celebração da Divina Liturgia, e em grandes festas, como a futura visão de Sua Natividade em Belém.
Hoje, vou me esforçar um pouco em “limpar a casa”, admitindo humildemente as minhas falhas, sejam elas quais forem, e limpando a minha visão interior de medos, preocupações e cuidados, a fim de assimilar a visão que Deus quer me mostrar: a Si mesmo. Enquanto cantamos no Hino dos Querubins, “… afastemos de nós todo pensamento mundano, a fim de acolhermos o Rei do universo, … invisivelmente escoltado, pelos coros angélicos. Aleluia!”.
Versão brasileira: João Antunes
© 2016, Ir. Vassa Larin
Reflexões com café na manhã: 365 devoções diárias para pessoas ocupadas
www.coffeewithsistervassa.com