AS COISAS QUE NÃO POSSO MUDAR

Sede, pois, pacientes (μακροθυμήσατε), irmãos, até à vinda do Senhor. Vede como o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando com paciência que venham as chuvas temporãs e as tardias. Tende, também vós, paciência e fortalecei os vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima. Não vos queixeis uns dos outros, irmãos, para não serdes julgados. Olhai que o Juiz já está à porta.” (Tiago 5,7ss)

Ter “paciência” (“μακρόθυμος”, ter grande coração ou ser capaz de longanimidade) significa “não se queixar uns dos outros”; retendo o julgamento. O Apóstolo está dizendo: Não tome o assunto em suas próprias mãos, porque “a vinda do Senhor está próxima”. Ele vai cuidar de todo esse negócio de julgamento.

Quão libertador! Hoje eu não preciso me estressar com o resto do mundo (não importa o quanto os meios de comunicação me conclamem a fazê-lo), mas focar-me na “vinda do Senhor” às minhas portas, como Ele pretende. Então, esta manhã vou fazer o que Ele me chama a fazer na minha própria casa e isto é – preparar seu “precioso fruto” para crescimento n’Ele. Vou descomplicar minhas preocupações hoje, focando-me na minha própria vocação, para que eu não perca minhas energias em coisas que não posso mudar.

Versão brasileira: João Antunes

© 2016, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com