“Santíssima Mãe de Deus, salvai-nos!” (Oração bizantina)
O que, exatamente, estamos pedindo nesta oração? Estamos invocando outro ser humano, Maria, para “salvar-nos”, o que somente Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo pode fazer?
Não. Estamos apelando para a “Mãe de Deus” na carne, a “Theo-tokos”, em seu ministério exclusivo de trazê-l’O ao mundo, para nos trazer Sua salvação. Ele quis isso para “salvar” o mundo em Sua encarnação, vindo a nós por meio dela há mais de 2000 anos. E acreditamos n’Ele como O Único que vem e continua a vir a nós, em Sua “vinda” (καὶ πάλιν ἐρχόμενον, и паки грядущаго) como o Senhor encarnado.
Assim, quando dizemos, “Santíssima Mãe de Deus, salvai-nos!” – e não “Maria, salvai-nos!” – pedimos também por intermédio de Seu nome, o nome de “Deus” encarnado, que nos trouxe Sua salvação, mas não sem ela. Assim, acolhendo esse grande mistério da encarnação, quando dizemos isto hoje, porque esse mistério continua a operar seus efeitos salvíficos em Seu Corpo que é a Igreja. “Santíssima Mãe de Deus, salvai-nos”, eu digo hoje, acolhendo Sua vinda como Ele faz, não só espiritual, mas também fisicamente, em santa comunhão conosco.
Versão brasileira: João Antunes
© 2017, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com