“Aproximando-se ainda mais, Jesus contemplou Jerusalém e chorou sobre ela, dizendo: ‘Oh! Se também tu, ao menos neste dia que te é dado, conhecesses o que te pode trazer a paz (τὰ πρὸς εἰρήνην)!… Mas não, isso está oculto aos teus olhos. Virão sobre ti dias em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, te sitiarão e te apertarão de todos os lados; eles destruirão a ti e a teus filhos que estiverem dentro de ti, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não conheceste o tempo em que foste visitada (τὸν καιρὸν τῆς ἐπισκοπῆς σου)’.” (Lucas 19,41-44)
A vinda/advento de Cristo foi um tempo de “visitação” (τῆς ἐπισκοπῆς/tes episkopes); de Jerusalém ser “visitada” por Deus. Ser “visitada” neste sentido (isto é, no sentido “episcopal” do termo grego) implica ser vigiada, lembrada, cuidada e, se necessário, castigada e corrigida. Mas muitos na Jerusalém daquele tempo não “sabiam” nem reconheciam que Deus os visitava. Assim, em vez de ouvirem a Sua voz e de se deixarem endireitar, tentaram silenciá-la, levando Cristo à morte. Infelizmente, (e é por isso que nosso Senhor chora como descrito acima), essa rejeição da vivificante palavra de Deus foi em última análise destrutiva e mortal para essas pessoas e para tudo o que elas construíram, ou seja, a sua “cidade”.
Hoje que eu mantenha meu coração aberto e preste atenção às “visitas” de Deus. Que eu Lhe permita me desacelerar, ou me deter em meu caminho, se Ele achar necessário, talvez através de um comentário crítico de um ente querido, ou uma cobrança inesperada no e-mail, ou, como acontece (para aqueles de nós no Calendário Juliano Tradicional), o início do Jejum da Natividade nesta quinta-feira. Que eu reconheça o tempo em que sou visitado, e seja um anfitrião acolhedor para Aquele que vem, uma e outra vez, à minha “cidade” e agita um pouco as coisas. “Venha a nós o Teu Reino”, digo hoje, quando começamos a antecipar a festa do Seu nascimento em Belém, e “Bendito o que vem em nome do Senhor”.
Versão brasileira: João Antunes
© 2019, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com