O SIGNIFICADO DA ASCENSÃO

Perguntou-lhe [a Maria Madalena] Jesus: ‘Mulher, por que choras? Quem procuras?’. Supondo ela que fosse o jardineiro, respondeu: ‘Senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste e eu o irei buscar’. Disse-lhe Jesus: ‘Maria!’. Voltando-se ela, exclamou em hebraico: ‘Rabôni!’ (que quer dizer Mestre). Disse-lhe Jesus: “Não me segures (Μή μου ἅπτου / Noli me tangere / Не прикасайся мне), porque (γὰρ) ainda não subi a meu Pai, mas vai a meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus’.” (João 20,15ss)

Enquanto nós Ortodoxos celebramos hoje a Ascensão do Senhor, estou refletindo sobre o que o Senhor disse a Maria Madalena a esse respeito. Ela não pode “tocá-l’O” como podia anteriormente, fisicamente, “porque” Ele ainda não tinha ascendido para Se sentar à direita do Pai, de onde Ele devia enviar o Seu Espírito Santo. A Ascensão serviu para tirar-nos a Presença física de Cristo, e preparar-nos para um novo tipo de Sua Presença entre nós, no Espírito Santo, em Quem nos é dado “tocar” a Cristo de uma forma nova, nos sacramentos da Igreja. Cristo está preparando Maria para essa nova realidade, porque, aparentemente, Ele sabe que ela está pronta para isso, mesmo quando o “cético” Tomé não estava. Por isso, foi-lhe permitido tocar fisicamente as feridas do Senhor ressuscitado (João 20,24-29).

Por que Cristo se afastaria de nós, fisicamente (em Sua Ascensão física), para inaugurar os sacramentos da Igreja? Porque 1. Ele quis demonstrar-nos Sua unidade com o Pai, como o “lugar” do qual a graça de Deus, o Espírito Santo, é derramada sobre nós; e 2. Ele quis elevar-nos. Porque neste projeto que Cristo estava inaugurando, chamado “Igreja”, Ele estava confiando a celebração destes sacramentos aos seres humanos fisicamente presentes, aos Seus apóstolos e seus discípulos, a quem Ele devia dar poder para o fazer com a graça (invisível) do Espírito Santo, e não mais com Sua própria Presença (visível), da forma como nos era “palpável” ao longo de Sua missão terrena. Assim, enquanto Nosso Senhor se prepara para elevar seres humanos falíveis, os apóstolos e todos nós, para sermos vasos do Espírito Santo neste mundo, Ele “ascende” a Seu Pai no Seu corpo humano, elevando assim a nossa humanidade (no Seu corpo humano) a um “lugar” mais elevado do que alguma vez havia sido antes. Quando Ele ascende, Ele está restaurando nossa dignidade, a qual tínhamos perdido quando seguimos o conselho sem Deus da serpente (Gênesis 3,1-7), e que continuamos perdendo sempre que somos apanhados nos círculos inúteis de nossas obsessões e vícios. Hoje que Ele me tire desses círculos viciosos, enquanto faço uma pausa para celebrar esta festa de renovação de vida. Glória à Tua santa Ascensão, ó Senhor!

Versão brasileira: João Antunes

© 2020, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com