“Foi para a sua cidade e ensinava na sinagoga, de modo que todos diziam admirados: ‘Donde lhe vem esta sabedoria e esta força miraculosa? Não é este o filho do carpinteiro? Não é Maria sua mãe? Não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? E suas irmãs, não vivem todas entre nós? Donde lhe vem, pois, tudo isso?’. E não sabiam o que dizer dele. Disse-lhes, porém, Jesus: ‘É só em sua pátria e em sua família que um profeta é menosprezado’. E, por causa da falta de confiança deles, operou ali poucos milagres.” (Mateus 13,54-58)
Por que é que tendemos a não “crer” nos dons extraordinários de um dos “nossos”? Penso que, por três razões: 1. Familiaridade, 2. Auto aversão coletiva, e 3. Ciúmes. Antes de mais, estamos tão familiarizados, tão habituados, uns com os outros da nossa própria “casa”, que nos tomamos uns aos outros como garantidos. Além disso, as nossas próprias falhas/questões, como família ou comunidade, com as quais somos confrontados diariamente, — e quando não equilibradas pela gratidão, fé, e humilde auto aceitação, — incutem em “nós” uma auto aversão coletiva, de modo que não faz sentido para nós que “o nosso” meio possa produzir qualquer/alguma coisa extraordinária, como “sabedoria e força miraculosa”. E finalmente, tendemos a ter inveja de um dos “nossos”, se optarmos por viver uma vida comparativa, e observar que ele/ela fez alguma forma “melhor” que nós, tendo crescido nas mesmas condições que nós. E o ciúme diz-nos que, bem, isto simplesmente não é justo.
Hoje que eu abra meu coração e meus olhos à presença do nosso Senhor Jesus Cristo em “nosso” meio; em minha própria igreja, em minha própria família, e em minha própria vizinhança. A “sabedoria e as forças miraculosas” de Deus são, de fato, reveladas a mim de pequenas e grandes formas através de outras pessoas, quando tenho os olhos gratos para ver e ouvidos para ouvir Sua graça trabalhando nelas. “A sabedoria. Fiquemos atentos” à graça de Deus que recebemos uns através dos outros.
Versão brasileira: João Antunes
© 2020, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com