“Depois veio Jesus da Galileia ao Jordão ter com João, para ser batizado por ele. Mas João objetava-lhe: ‘Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?’. Respondeu-lhe Jesus: ‘Deixa por agora; porque assim nos convém cumprir toda a justiça’. Então ele anuiu. Batizado que foi Jesus, saiu logo da água; eis que se abriram os céus, e veio o Espírito de Deus descer como pomba e vir sobre ele; e uma voz dos céus disse: ‘Este é o meu Filho dileto, em quem me agrado’.” (Mateus 3,13-17)
Cristo ainda não tinha sido batizado (imerso) no “batismo” de Sua morte e ressurreição (cf. Sua pergunta a Tiago e João: “Podeis beber o cálice que eu bebo, ou ser batizados com o batismo com que eu sou batizado?” (Marcos 10,38b). Tal como Ele escolheu fazer o Seu caminho para isso, o nosso “novo” tipo de batismo, como um entre os pecadores, sendo crucificado entre dois criminosos, Ele também se submeteu ao “velho” batismo de João, como um de nós. Cristo santifica o batismo de João “com água para o arrependimento” (Mateus 3,11a), fazendo-Se assim presente a todos os nossos arrependimentos; fazendo assim todas as nossas “águas”, incluindo as nossas lágrimas, o nosso traço de vida e transfiguração, quando escolhemos estar revestidos d’Ele.
Conforme aqueles que seguem o Calendário Juliano Revisado celebram hoje a Véspera do Batismo do Senhor, e aqueles que seguem o Calendário Juliano Tradicional preparam-se para O saudar em Belém, penso que continuamos, em nossas jornadas carregando a cruz, a sermos imersos nos dois baptismos — o da “água” de nossas lágrimas “para o arrependimento”, e o da agora santificada, pela imersão de Cristo nela, água cheia “com o Espírito Santo e com fogo” (Mateus 3,11b). Portanto, que eu abra hoje o meu coração ao fogo do Espírito Santo, confessando os meus pecados e fazendo a mudança positiva que é o “arrependimento”. Graças Te dou, Senhor, por sermos batizados com o batismo com que somos batizados, e por nos mostrares o Caminho para uma nova vida em Ti.
Versão brasileira: João Antunes
© 2021, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com