“E cuidarei de que, mesmo depois da minha partida, possais conservar sempre a lembrança destas coisas. De fato, demo-vos a conhecer o poder e a vinda (δύναμιν καὶ παρουσίαν) de Nosso Senhor Jesus Cristo, não por havermos ido atrás de fábulas engenhosas, mas por termos sido testemunhas oculares da sua majestade. Com efeito, Ele foi honrado e glorificado por Deus Pai, quando a excelsa Glória lhe dirigiu esta voz: ‘Este é o meu Filho, o meu muito Amado, em quem Eu pus o meu encanto’. E esta voz, vinda do Céu, nós mesmos a ouvimos quando estávamos com Ele na montanha santa. E temos assim mais confirmada (βεβαιότερον) a palavra dos profetas, à qual fazeis bem em prestar atenção como a uma lâmpada que brilha num lugar escuro, até que o dia desponte e a estrela da manhã nasça nos vossos corações.” (2 Pedro 1,15-19)
A grande festa da Transfiguração do Senhor, celebrada hoje (Calendário Juliano Revisado), é entre outras festas da igreja uma “lembrança destas coisas”, das quais São Pedro achou tão importante que “sempre” nos lembrássemos. Ano após ano, as mesmas festas litúrgicas invadem a nossa realidade 24×7, como “uma lâmpada que brilha num lugar escuro”, recordando-nos “o poder e a vinda” do nosso Senhor Jesus Cristo, como nos foi transmitido pelas “testemunhas oculares da Sua majestade”.
Aceitemos hoje o convite de São Pedro, para ouvirmos a Boa Nova do “poder e a vinda” do nosso Senhor nas nossas vidas, como “uma lâmpada que brilha num lugar escuro”, também este ano. E ouçamos também a intrigante promessa do Apóstolo de que “o dia” irá despontar e “a estrela da manhã” nascerá em nossos corações. Não sei o que isso significa, mas suspeito que de estamos sendo conduzidos nesse sentido, pois continuamos a abrir os nossos corações às “lembranças” da tradição, que nos trazem luz, ano após ano. “Ó Doador da Luz, glória a Ti!”. Feliz Transfiguração, amigos que seguem o Calendário Juliano Revisado!
Versão brasileira: João Antunes
© 2021, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com