NÃO VOS PREOCUPEIS

Não vos preocupeis, dizendo: ‘Que comeremos, que beberemos, ou que vestiremos?’. Os pagãos, esses sim, afadigam-se com tais coisas; porém, o vosso Pai celeste bem sabe que tendes necessidade de tudo isso. Procurai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais se vos dará por acréscimo. Não vos preocupeis, portanto, com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã já terá as suas preocupações. Basta a cada dia o seu problema.” (Mateus 6,31-34)

Se se sente extra-preocupado em relação ao seu “sucesso” material, seja em relação às suas finanças, seja à sua aparência exterior, — ouvi certa vez uma pessoa sábia dizer, — então intensifique o seu “programa” espiritual, e volte a conectar-se com Deus, porque Ele concede-nos a graça de colocar estas coisas na perspectiva correta e saudável. A Sua “visão” estável, imutável e amorosa de nós nunca flutua, como a nossa, entre obsessividade, desespero ou negligência. A Sua clareza divina sobre nós, como somos hoje, ajuda-nos a fazer a próxima coisa certa também pelo nosso bem-estar material, no Seu Espírito de realismo gentil que é a humildade.

Senhor, enquanto intensificamos o nosso “programa” espiritual e nos preparamos para a festa (Calendário Juliano Revisado) ou jejum (Calendário Juliano Tradicional) da Dormição, ajuda-me a aceitar-me como sou, e as coisas como são, na paz e graça da Tua humildade. E ajuda-me a ajudar-me, a fazer a próxima coisa certa, também para o meu bem-estar físico, para que não esteja “preocupado” por isso, nem pela obsessão nem pela inatividade, o que leva ambos ao veneno que é o medo. “Pela paz que vem do alto, e pela salvação das nossas almas, oremos ao Senhor”. Por hoje. Amén!

Versão brasileira: João Antunes

© 2021, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com