SEJA O VOSSO SIM, SIM; E O VOSSO NÃO, NÃO

A leitura do Evangelho de hoje inclui esta dica útil sobre o uso de “sim” e “não” na vida cotidiana, logo após Nosso Senhor nos dizer para não jurarmos, Ele acrescenta: “Seja este o vosso modo de falar: Sim, sim; não, não. Tudo o que for além disto procede do espírito do mal” (Mateus 5,37). É o demônio que é “mentiroso” e pai da mentira (João 8,44), porque ele rejeita a Palavra de Deus, que é a fonte da Verdade. Nossa capacidade de dizer a verdade está alicerçada e fortalecida na comunhão com Ele, ao passo que costumamos cair em meias-verdades, manipulações e “sim” e “não” excessivamente apressados, quando damos ouvidos às vozes de nossa própria cabeça no momento.

Estou refletindo nesta manhã sobre os casos em que dizemos muito rapidamente “sim” ou “não” a algo, antes de examiná-lo suficientemente ou de refletir a respeito. Isso acontece em “pequenas” coisas, como dizer “sim” para comprar um par de sapatos de que não precisamos ou dizer “não” a um convite, sem um bom motivo. Também podemos dizer “sim” ou “não” que não queremos “realmente” para coisas “grandes”, como uma oferta de emprego ou uma proposta de casamento, pelos motivos equivocados, como o desejo de agradar às pessoas, a ambição descabida ou os medos egocêntricos. Em nossa vida política, podemos dizer rotineiramente “sim” ou “não” precipitados às preocupações ou opiniões de outras pessoas, sem nunca ouvi-las ou ter lido e refletido sobre seus pensamentos, só porque não gostamos dessas “outras pessoas”. Também podemos dizer “sim” ou “não” precipitadamente às nossas próprias intenções e desejos, bons ou ruins, de modo que os bons podem nunca dar frutos ou os ruins podem.

Esta manhã, sou recordado de que Deus quer que eu não perca, nem “erre o alvo” com, as pessoas, coisas e intenções que encontrarei hoje. E Ele me dá a liberdade e a responsabilidade de dizer “sim” ou “não” a elas, ou um honesto “talvez”, quando não tenho certeza. Deus, conceda-nos a coragem, a sabedoria e a honestidade para dizer “Não” quando precisarmos dizer “Não” hoje; para dizer “Sim” àqueles e àquilo que é bom para nós; e a paciência para dizer “Talvez” quando não tivermos certeza.

Versão brasileira: João Antunes

© 2023, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com