“As tuas mãos me criaram e formaram; dá-me inteligência para aprender os teus mandamentos.” (Salmo 118/119,73)
Neste sábado, que é o sétimo dia da semana bíblica, o dia em que Deus “descansou” de Sua obra de criação, estou refletindo sobre as maneiras pelas quais Deus continua a “trabalhar”, mesmo aos sábados. Como Cristo diz em um dia de sábado: “O meu Pai continua a realizar obras até agora, e Eu também continuo!” (João 5,17).
Deus continua a “trabalhar” em nós, — em vocês, meus amados leitores, e em mim, — tendo “me criado e formado” no início. Mas há mais “trabalho” a ser feito em nós, que é realizado durante todo o nosso processo de aprendizado ao longo da vida, quando nos tornamos abertos ao aprendizado: “dá-me inteligência”, pedimos na segunda parte do versículo do Salmo acima, “para aprender os Teus mandamentos”.
Quando O recebemos em nossa vida e nos dispomos a aprender Sua vontade, Deus continua a “trabalhar” em nós, como um grande artista trabalha em Suas obras-primas, esculpindo-nos e “moldando-nos” — com nossa participação ativa no processo. É por isso que, quando nossas próprias mãos são ungidas com o “óleo santo” no rito do Santo Batismo, o sacerdote que celebra diz: “As Tuas mãos me criaram e formaram”. Nossas próprias mãos são abençoadas dessa forma, para participar da “alegria” da obra criativa de Deus. Que nossas mãos sejam abençoadas neste sábado, seja no trabalho ou no lazer, e feliz fim de semana de 4 de julho para aqueles que estão nos EUA!
Versão brasileira: João Antunes
© 2023, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com