DANDO VIDA AOS QUE ESTAVAM NOS TÚMULOS

Chegado à outra margem, à região dos gadarenos, vieram ao seu encontro dois possessos, que habitavam nos sepulcros. Eram tão ferozes que ninguém podia passar por aquele caminho.” (Mateus 8,28)

São Marcos e São Lucas falam de apenas um possesso, e não dois, nesse episódio, que termina com os demônios entrando em uma vara de porcos que prontamente se afoga no mar.

Seja como for, o que aprendemos com esse episódio é que os seres humanos, assim possuídos, ainda conservavam vontade suficiente de viver para não se afogarem no mar. Eles também tinham vontade suficiente de viver para sair dos “sepulcros” e encontrar Jesus, apesar do tormento que esse encontro causara aos demônios, que disseram em alta voz ao Senhor: “Que tens a ver conosco, Filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo?” (Mateus 8,29). Os demônios queriam ser deixados em paz, para fazer o que vinham fazendo com os seres humanos que eles conseguiam levar ao isolamento e a outras formas de autoflagelação, mas não ao suicídio.

Quando Nosso Senhor liberta os possessos desse sofrimento, permitindo que os demônios fossem para onde quisessem, para uma vara de porcos que se afoga, Ele revela a todos a vontade de viver, que os anteriormente possessos haviam conservado o tempo todo. Ao dar vida “aos que estão nos túmulos”, Ele recorda a todos nós que podemos e devemos sair e encontrá-l’O, se alguma vez nos encontrarmos “nos sepulcros” do isolamento ou da automutilação de algum tipo. Não estou dizendo que se trata de possessão demoníaca, porque não tenho conhecimento sobre essas coisas, mas sei que podemos nos tornar prejudiciais a nós mesmos e aos outros por meio de várias tribulações, como vícios, obsessões ou outros padrões de pensamento doentios. E, como resultado, podemos nos isolar. Neste domingo, vamos nos encontrar com Ele, que tem o poder de nos restaurar a saúde. “Não morrerei, antes viverei, para narrar as obras do SENHOR” (Salmo 117/118,17).

Versão brasileira: João Antunes

© 2023, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com