DEIXANDO-O INTERROMPER

Encontrando-se junto do lago de Genesaré, e comprimindo-se à volta dele a multidão para escutar a palavra de Deus, Jesus viu dois barcos que se encontravam junto do lago. Os pescadores tinham descido deles e lavavam as redes. Entrou num dos barcos, que era de Simão, pediu-lhe que se afastasse um pouco da terra e, sentando-se, dali se pôs a ensinar a multidão. Quando acabou de falar, disse a Simão: ‘Faz-te ao largo; e vós, lançai as redes para a pesca’.” (Lucas 5,1-4)

Foi assim que Cristo entrou na vida de Simão Pedro: Ele pegou seu barco emprestado por um tempo. E então, quando terminou de falar, retribuiu o favor ao pescador, ajudando-o a pescar alguns peixes. E toda a transação termina com Simão deixando tudo e seguindo-O (Lucas 5,11).

Quão sutilmente, quão naturalmente, o Senhor Se insere em minha vida e me ajuda de maneiras inesperadas, quando estou aberto a emprestar-Lhe meu “barco”. E por “barco” me refiro ao meu conjunto particular de bens ou dons, com os quais ganho a vida.

Hoje, que eu esteja aberto a compartilhar o que quer que eu possua, com a atitude simples que Simão Pedro demonstrou na passagem acima. O pescador estava no meio de seu dia de trabalho, um dia de trabalho frustrante depois de uma noite longa e improdutiva, durante a qual ele “nada apanhou”, como ele diz um pouco mais adiante (Lucas 5,5). Mas Simão deixou que o Senhor interrompesse esse dia, quando Jesus entrou no barco de Simão e “pediu-lhe que se afastasse um pouco da terra”. E a interrupção levou Simão a se tornar muito mais do que um simples pescador.

Hoje, vou ser útil a Ele nas pequenas coisas que eu puder, fazendo pequenos favores aos outros quando necessário, para que Ele possa me tornar útil da maneira cheia de graça que só Ele pode fazer. “Vinde e habitai em nós”, em nossos pequenos barcos, digo a Ele hoje, enquanto me abro para Suas interrupções inesperadas.

Versão brasileira: João Antunes

© 2016, Ir. Vassa Larin
Reflexões com café na manhã: 365 devoções diárias para pessoas ocupadas

(A Irmã Vassa está fazendo uma pausa de verão em suas reflexões diárias até o dia 1º de setembro.)