ELA TEM TUDO

Em tua maternidade, conservaste a virgindade, e em tua morte não abandonaste o mundo, ó Theotokos (Mãe de Deus). Passaste para a vida, tu que és a Mãe da Vida, e que, por tuas orações livras (λυτρουμένη, избавляеши) da morte as nossas almas.” (Tropário da Dormição)

A Mãe de Deus tem tudo, ao contrário da maioria das mulheres de seu tempo ou de nosso tempo; tanto a maternidade quanto a virgindade, vida para o mundo e descanso (ou adormecimento), e vida além da morte. Devido ao seu singularíssimo “fiat” ou “Faça-se” ao chamado de Deus, ela não apenas é libertada de forma única, até mesmo das leis usuais da natureza, mas também “liberta” ou “livra” a nós de nossas muitas formas de escravidão que trazem a morte, por meio de suas orações. Em outras palavras, podemos participar de sua liberdade, a perfeita liberdade da Mãe Igreja, sempre que nos permitirmos ser “livrados” ou libertos das coisas que nos impedem de seguir o chamado libertador de seu Filho, de segui-l’O e de sermos nós mesmos da maneira que Ele imagina cada um de nós, e não da maneira que nós ou os outros desejamos ou exigimos que sejamos.

A liberdade não é uma cruz fácil de ser carregada, portanto, sua jornada não foi fácil e, provavelmente, às vezes, foi até dolorosamente solitária. Nossa jornada carregando a cruz rumo à nova liberdade e à nova felicidade de uma vida em Cristo tampouco é sempre fácil, mas ela gera, a partir de nós, sempre novos “nascimentos virginais” de criatividade e bondade. Por “nascimentos virginais” quero dizer o tipo dignificante de serviço a nós mesmos e aos outros que podemos prestar, sempre que tomamos a decisão que somente nós podemos tomar por nós mesmos, livremente e não pela vontade de outro ser meramente humano, de aceitar a vontade de Deus para nós e seguir o chamado de Seu Filho. Pelas orações da Santa Mãe de Deus, ó Salvador, salva-nos! E Feliz Festa, amigos que seguem o Calendário Juliano Tradicional!

Versão brasileira: João Antunes

© 2023, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com