
“Ó Deus, ó meu Deus, de manhã Te procuro… Se me lembrei de Ti deitado na minha cama, nas madrugadas eu meditava sobre Ti. Pois tornaste-Te meu auxiliador; e no abrigo das Tuas asas me regozijarei.” (Salmo 62,1.6s, cf. Septuaginta, tradução ao Português por Frederico Lourenço)
O Salmo 62, que faz parte do ofício de Matinas (Orthros, Утреня) desde nossos primeiros testemunhos desse ofício, recorda-me de uma sabedoria simples e antiga: Se eu me lembrar de Deus “deitado na minha cama”, ou na hora de dormir, então meus pensamentos serão direcionados a Ele novamente “nas madrugadas”, quando eu acordar. Portanto, a chave para uma manhã saudável e centrada em Deus é uma noite centrada em Deus. É também a chave para permitir que Deus “Se torne meu auxiliador” em meu dia a dia, escolhendo “o abrigo de Suas asas” em Seu tipo de alegria em vez dos fardos de medos e ansiedade egocêntricos.
Por isso, hoje trarei comigo alguns versículos desse salmo matutino, para que as Escrituras me instruam da maneira simples que têm feito há séculos em um mundo indisciplinado e caótico. “Pois tornaste-Te meu auxiliador; e no abrigo das Tuas asas me regozijarei.”
Versão brasileira: João Antunes
© 2016, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com
