
“Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus; crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, como teria dito Eu que vos vou preparar um lugar? E quando Eu tiver ido e vos tiver preparado lugar, virei novamente e hei-de levar-vos para junto de mim, a fim de que, onde Eu estou, vós estejais também. E, para onde Eu vou, vós sabeis o caminho.” (João 14,1-4)
Hoje cedo, no Mosteiro de New Valamo, na Finlândia, caminhei pelo lugar e tirei fotos para poder compartilhá-las com vocês, meu povo on-line. Vi um monge que se aproximou da igreja principal, da Transfiguração, quando eu estava tirando fotos dela. Inclinei minha cabeça em sua direção para cumprimentá-lo, e ele se inclinou de volta, antes de entrar na igreja. Depois, também entrei na igreja, onde o ofício matutino já estava sendo cantado, em eslavo eclesiástico. Venerei um ícone no fundo da igreja e saí em silêncio, pois ainda tinha que escrever esta reflexão diária antes do início da conferência de hoje aqui no mosteiro.
Qual é o objetivo dessa pequena história? Hoje me sinto extremamente grata por minha vocação particular. Não estou nesta comunidade monástica, nem em nenhuma outra. E isso é “digno e justo” (axion kai dikaion, достойно и праведно), porque na “casa” de nosso Pai há “muitas moradas”. Tenho meu trabalho, que envolve compartilhar diariamente com vocês, quem quer que esteja interessado em ler minhas reflexões e ver minhas fotos on-line. Assim como cada um de vocês tem seu(s) trabalho(s) hoje, provavelmente bem diferente(s) do meu ou dos que estão sendo realizados pelos monges deste belo mosteiro. Que nossos corações não se perturbem, meus amados amigos e inimigos, e que sejamos abençoados pelas vocações uns dos outros e pelas nossas próprias. Graças Te dou, Senhor, por preparar e ter um lugar para cada um de nós.
Versão brasileira: João Antunes
© 2023, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com
