
“Os discípulos perguntaram-lhe o significado desta parábola. Disse-lhes [Jesus]: ‘A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus; mas aos outros fala-se-lhes em parábolas, a fim de que, vendo, não vejam e, ouvindo, não entendam’. O significado da parábola é este: a semente é a Palavra de Deus…” (Lucas 8,9ss)
Por que aos discípulos lhes “foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus”, enquanto que “aos outros fala-se-lhes em parábolas”? Será que é porque os discípulos eram extra-“espirituais” ou algo do gênero (como os gnósticos)? Não. É porque os discípulos ficaram por perto e pediram uma explicação. “Qual o significado desta parábola?”, perguntaram eles, porque não a entendiam, assim como não compreendiam muitas coisas que o Senhor dizia e fazia. Mas eles permaneceram com Ele, às vezes fazendo perguntas ou apenas esperando para aprender mais, porque acreditavam que Ele tinha as respostas.
A perseverança dos discípulos, apesar de sua falta de entendimento, é o que os torna a “boa terra” de que o Senhor fala nessa parábola, como Ele explica: “a que caiu em terra boa são aqueles que, tendo ouvido a palavra, com um coração bom e virtuoso, conservam-na e dão fruto com a sua perseverança”. Que eu também me aproxime da Palavra de Deus hoje e permaneça dócil, mesmo que eu nem sempre compreenda o que Ele quer que eu aprenda. E que eu faça perguntas, confiando que Ele me dará as respostas, como e quando Ele achar conveniente.
Versão brasileira: João Antunes
© 2023, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com
