
“Quem não está comigo está contra mim, e quem não junta comigo, dispersa. Quando um espírito maligno sai de um homem, vagueia por lugares áridos em busca de repouso; e, não o encontrando, diz: ‘Vou voltar para minha casa, de onde saí’. Ao chegar, encontra-a varrida e arrumada. Vai, então, e toma consigo outros sete espíritos piores do que ele; e, entrando, instalam-se ali. E o estado final daquele homem torna-se pior do que o primeiro.” (Lucas 11,23-26)
Analisemos essa passagem um tanto enigmática da seguinte forma: Se, pela graça de Deus, fomos libertos de uma situação destrutiva, como uma compulsão ou um vício, e nossa mente e nosso corpo foram “varridos e arrumados”, não é bom voltar a levar uma vida de autoconfiança e descaso para com Deus. Cristo não veio apenas para nos ajudar a ficar “limpos” de espíritos maligno. Ele veio para que fôssemos preenchidos pela presença de Seu Espírito e para que compartilhássemos Sua graça, como Seus vasos, em comunhão com Ele e com o próximo. Devemos cultivar ativamente essa comunhão, dia após dia, despertando para a Sua presença a cada dia, substituindo o medo pela fé, os rancores pelo perdão, a arrogância pela gratidão, e caminhando em Sua luz, leveza e humildade.
Senhor, que eu não caia hoje na arrogância e na ingratidão, como se eu fosse autossuficiente. Que minha “casa” não esteja vazia hoje de Tua presença. E que eu minha mente e meu foco estejam conTigo durante todo o meu dia. Venha o Teu reino, seja feita a Tua vontade em nossas vidas, assim na terra como no céu!
Versão brasileira: João Antunes
© 2023, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com
