TRABALHAR EM NOSSA VISÃO

A candeia do teu corpo são os teus olhos. Se os teus olhos estiverem sãos, todo o teu corpo estará iluminado; mas se estiverem em mau estado, o teu corpo estará em trevas. Examina, pois, se a luz que há em ti não é escuridão.” (Lucas 11,34s)

Preciso cuidar da “candeia” que são os meus “olhos”, ou seja, a minha perspectiva. A minha maneira de ver; minha “visão” de Deus (Theoptia), de mim mesmo e de tudo. Atualmente, na Igreja Ortodoxa, ouvimos muito sobre Theosis, como o objetivo final da vida cristã, mas a Theoptia (que significa “ver Deus” em grego), que não é um objetivo menos importante da Tradição, recebe muito menos atenção. Devemos estar sempre “examinando” para tirar o pó e limpar a “candeia” que é nossa visão de Deus, para que não percamos de vista Sua presença real em nossas vidas. Sempre que O perdemos de vista, nossa visão de todo o resto se torna distorcida, tende a ser egocêntrica ou centrada em outra(s) coisa(s) ou outra(s) pessoa(s), e começamos a perder o objetivo de nossa existência; a “errar o alvo” que Deus colocou diante de nós.

Nesta manhã, reservo um momento para limpar qualquer poeira ou ferrugem que possa ter se acumulado em meu coração, como medos egocêntricos e outros fardos que obscurecem a presença amorosa de Deus em minha vida. Entrego a Ele minhas fortalezas e fraquezas, identificando-as com o realismo gentil que é a humildade. E que eu enfrente o meu dia, não sozinho, mas na presença de Deus, que me vê e quer que eu O veja, em meio a todos os meus desafios de hoje, para que eu possa ser abençoado e crescer em Sua luz e em Sua promessa: “Felizes os puros de coração, porque eles verão a Deus” (Mateus 5,8).

Versão brasileira: João Antunes

© 2023, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com