VEM E VERÁS, POR MEIO DO JEJUM DA NATIVIDADE

Filipe encontrou Natanael e disse-lhe: ‘Encontramos aquele sobre quem escreveram Moisés, na Lei, e os Profetas: Jesus, filho de José de Nazaré’. Então disse-lhe Natanael: ‘De Nazaré pode vir alguma coisa boa?’. Filipe respondeu-lhe: ‘Vem e verás!’.” (João 1,45s)

Hoje, no Calendário Juliano Revisado, é o dia do Apóstolo Filipe. É também a véspera do Jejum da Natividade, que começa amanhã e também é chamado de “Jejum de Filipe”, porque nos preparamos para o seu início no dia deste Apóstolo.

Se estivermos procurando alguma motivação para o período de jejum vindouro, podemos encará-lo como uma forma de nos ajudar a “vir e ver”, como Filipe disse a Natanael, “Aquele sobre quem escreveram Moisés… e os Profetas”; “vir e ver” Aquele que nasceu em uma gruta em Belém. O Natal é a celebração de um grande Mistério, que está sendo revelado em nosso mundo, encarnado. E o propósito do período de jejum é nos ajudar a nos preparar para “vê-lo”, tornando-nos gradualmente mais atentos e mais conscientes do grande fato de Deus estar “conosco”, em nosso meio.

Como um período de jejum pode nos tornar mais conscientes de Deus? Sua disciplina traz um pouco mais de ordem às nossas vidas, ajudando-nos a nos tornarmos um pouco mais alinhados com o nosso Criador, que desde o início traz ordem a partir do caos e luz a partir da escuridão. O jejum quebra nossa rotina habitual e muda nosso foco, tanto nas coisas cotidianas, como nossas escolhas alimentares, quanto em nossas escolhas de palavras e atitudes em relação a Deus e aos outros em nossas vidas.

Mesmo que não sigamos exatamente todas as regras do jejum, que possamos participar desse período de preparação de alguma forma, tanto física quanto espiritualmente, prestando um pouco mais de atenção do que o normal à nossa saúde física e espiritual. “Fiquemos de pé! Estejamos atentos” a Deus, a nós mesmos e aos outros, neste período de jejum, para que possamos recebê-l’O, mais uma vez, no meio de nós!

Versão brasileira: João Antunes

© 2023, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com