NÃO NOS DEIXES CAIR EM TENTAÇÃO

E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do Mal.” (Mateus 6,13)

Quando eu era mais jovem, às vezes pensava que talvez Nosso Senhor não tivesse dito exatamente as palavras citadas acima da forma como foram transmitidas a nós. Mas, à medida que envelheço, aprecio um pouco mais a “tentação”, pois a palavra grega “peirasmós” significa “provação” ou “teste”. E confio um pouco mais em Deus, para que Ele não me ponha à prova de uma forma que eu não consiga suportar junto a Ele. No entanto, eu realmente preferiria não ser tentado, porque seria imprudente e provavelmente um sinal de orgulho, querer isso. O próprio Senhor orou no jardim: “Pai, se quiseres, afasta de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, mas a tua” (Lucas 22,42).

Assim, Ele também nos ensinou a orar: — por um lado, pedimos: “não nos deixes cair em tentação”, — MAS nos conduzas de acordo com a Tua vontade; “livra-nos” mais fortes e mais bem preparados de qualquer situação complicada, de qualquer contato com “o Mal”, para que possamos sair dela como Tu pretendes e como Tu saíste do Túmulo.

Então, o lado bom das “tentações”, estou refletindo esta manhã, meus irmãos de luta, é que elas são uma oportunidade de crescimento. Quero dizer, crescimento na fé ou na confiança em Deus e em Seu plano e propósito divinos para cada um de nós, conforme manifestado em cada uma de nossas vocações. Deus me confere certas responsabilidades, que envolvem tanto as partes fáceis quanto as difíceis. Ele não me priva das partes difíceis, para que eu me torne mais capaz e também mais compassivo com o próximo em suas dificuldades. Como qualquer pai sábio, Deus não privou totalmente da tentação nem mesmo o Jardim do Éden, no qual uma serpente mal-intencionada conseguiu se infiltrar. Pai Nosso que estás nos céus! Que eu não impeça meu próprio crescimento hoje, nem interfira no crescimento dos outros, ao depositar minha confiança no Senhor. Pois Teu é o reino, o poder e a glória, e não nossos. Amén!

Versão brasileira: João Antunes

© 2023, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com