LIBERTOS DE PROCURAR AGRADAR ÀS PESSOAS

Mas, até mesmo se nós ou um anjo do céu vos anunciar como Evangelho o contrário daquilo que vos anunciamos, seja anátema. Como anteriormente dissemos, digo agora mais uma vez: se alguém vos anuncia como Evangelho o contrário daquilo que recebestes, seja anátema. Estarei eu agora a tentar persuadir homens ou a Deus? Ou será que estou a procurar agradar aos homens? Se ainda pretendesse agradar aos homens, não seria servo de Cristo.” (Gálatas 1,8ss)

E, mais uma vez, meus amigos, ao ler a Epístola de hoje, surpreende-me a liberdade radical que nos é transmitida na fé dos Apóstolos. Não é certamente uma fé baseada na obediência a toda e qualquer autoridade eclesiástica, nem mesmo a de “um anjo do céu”. Nem se baseia em “procurar agradar aos homens”, mesmo aqueles com a mais alta autoridade para pregar nas nossas igrejas. Aqui, o Apóstolo Paulo professa e ensina-nos uma fidelidade decisiva ao Evangelho de Jesus Cristo, que nos liberta de uma obediência descabida quando nos tornamos seus “servos”.

Que eu me volte a concentrar na Sua voz nesta manhã de sábado, sem procurar “persuadir homens” ou quaisquer outras vozes que procurem arrastar-me para baixo, ou para longe do Evangelho que nos afirma a vida e que recebemos. Senhor, ajuda-me a ajudar-me a mim mesmo, a guardar o meu coração, os meus olhos e os meus ouvidos, a concentrar-me nas responsabilidades dignificantes a que me chamas neste sábado, para que não fique exausto por tentar agradar a todos. “As minhas ovelhas escutam a minha voz: Eu conheço-as e elas seguem-me. Dou-lhes a vida eterna, e nem elas hão-de perecer jamais, nem ninguém as arrancará da minha mão” (João 10,27s).

Versão brasileira: João Antunes

© 2023, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com