
“E espero (προσδοκῶ, exspecto, чаю) a ressurreição dos mortos e vida do mundo que há-de vir. Amén.” (Credo niceno-constantinopolitano)
Um dos significados da palavra “doxa”, que faz parte da palavra “orto-doxo”, é “expectativa”. Acho que esse significado não é muito divulgado, portanto, aqui vai um pouco de “divulgação” sobre ele — só para vocês, meus amigos 🙂.
Ser “Ortodoxo” significa não apenas ter uma “opinião correta” e uma “glorificação/adoração correta”, mas, à luz da verdadeira glória do verdadeiro Deus, também ter nossa(s) expectativa(s) alinhada(s) à(s) d’Ele. Na prática, isso significa que, diariamente, eu deixo Deus curar minhas expectativas e ambições não corretas, ilusórias, baseadas no medo ou em desejos fantasiosos, que levam à dor.
Minha “expectativa” primordial, ou aquilo que sempre devo “esperar” em qualquer situação, é uma nova vida; “a ressurreição dos mortos e vida do mundo que há-de vir”. Essa nova vida depois da morte irrompe em minha vida já no meu aqui e agora, sempre que deixo Deus substituir o ressentimento pela aceitação; o medo autoconfiante pela fé confiante em Deus; e as exigências irracionais de mim mesmo e dos outros por humildade e paciência. Se eu acordar numa manhã qualquer com sentimentos de pavor, preciso prontamente me colocar na presença de Deus, fazendo uma oração sincera, porque esses sentimentos de pavor são a cutucadinha de Deus no ombro, dizendo: “Ei! Volte! Há trabalho a ser feito hoje, e preciso de você entre os Meus obreiros!”.
Cada novo dia que Deus me traz tem vida nova, a ser trazida para fora ou extraída, por assim dizer, das profundezas do meu coração, em sinergia com a graça de Deus e Sua fé em cada um de nós. Não é tempo a ser desperdiçado, cavando uma cova para nós mesmos, em função do quadro de destruição e desesperança que nosso ciclo de notícias 24×7, às vezes parece estar pintando para nós. O que nos é dado ver, quando assumimos a nobre obra de nutrir nossa fé, é a nova vida que está brotando de tudo isso. Que eu possa “esperar” isso hoje, ao permitir que Deus traga meu coração de volta à vida n’Ele. “É este o tempo favorável, é este o dia da salvação” (2ª Coríntios 6,2). Amén!
Versão brasileira: João Antunes
© 2023, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com
