FELIZ NATAL

DEUS vem de Teman (o sul), e o Santo, do monte Paran (ἐξ ὄρους κατασκίου δασέος, из горы приосененныя чащи).” (Habacuque 3,3)

Por que esse misterioso versículo aparece com frequência em nossos ofícios de Natal? Ele é da “oração” do Profeta Habacuque, que forma a base para o 4º Hino do “cânone” bizantino cantado nas Matinas, e é entendido na Tradição como uma profecia sobre o nascimento virginal de Nosso Senhor em Belém. É impossível compreender, se você não se aprofundar no assunto, então pensei em fazer isso nesta manhã de Natal. Não resmungue, você me agradecerá mais tarde. 🙂

O termo “Teman” (grego: Θαιμαν, hebraico: תימן), entre seus vários significados, era usado no hebraico bíblico também no sentido de “o sul”. É assim que o termo é traduzido no eslavo antigo: Бог “от юга” приидет… (Deus vem do “sul”…). Presume-se que o profeta Habacuque tenha vivido em Jerusalém na época de sua profecia, embora a localização de sua casa não seja identificada na Bíblia. Belém fica a cerca de dez quilômetros ao sul de Jerusalém, por isso reconhecemos aqui uma profecia sobre o nascimento de Cristo. Em outras ocasiões, Deus se revelou a partir do “sul”, no sentido do Monte Sinai, que fica ao sul de Israel.

A próxima parte do versículo é mais difícil de ser destrinchada, e suas traduções para o português são muitas e variadas. Antes de analisarmos o termo “monte”, que (alerta de spoiler) significa a Virgem Maria, vamos analisar primeiro o termo “Paran”, traduzido na Septuaginta (grego) como “δασύ”, que significa “país arborizado” (ou uma área com uma floresta densa, daí a tradução eslava, “чаща”, que significa uma floresta densa). A etimologia hebraica da palavra “Paran” é mais interessante. Na forma de um verbo פאר (pa’ar), significa “glorificar; estender-se em glória e beleza; estender-se ou multiplicar-se em um espectro de nuances gloriosas”.

A montanha “sombreada” ou “encoberta” de Paran (como indicado acima, uma extensão de glória e beleza) é a Virgem Maria, que é um lugar mais elevado, como uma montanha, e “encoberta” no sentido de que as sombras na Bíblia frequentemente simbolizam a presença e o caráter de Deus. A Theotokos é vista como “encoberta” pela presença de Deus, quando o Arcanjo diz a ela: “O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra” (Lucas 1,35). Ela é identificada como essa montanha “coberta” com “floresta densa” no Heirmos 4 do primeiro cânone de Natal, no ofício de matinas dessa festa: “Tronco e flor da raiz de Jessé, Tu floresceste da Virgem, ó Cristo. Da montanha coberta de floresta densa, Tu vieste, feito carne dela, que não conheceu homem algum…”. Observemos também que ela é identificada com a “montanha” no sonho de Nabucodonosor, da qual uma pedra é cortada “sem intervenção de mão alguma” (Daniel 2,45).

Hoje a Virgem dá à luz o Supersubstancial! Graças te damos, Theotokos! Graças Te damos, Senhor! Feliz Natal, meus amados amigos!

Versão brasileira: João Antunes

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