
“Brotará um rebento do tronco de Jessé, e um renovo brotará das suas raízes. Sobre ele repousará o espírito do SENHOR: espírito de sabedoria e de entendimento, espírito de conselho e de fortaleza, espírito de ciência e de temor do SENHOR. Não julgará pelas aparências nem proferirá sentenças somente pelo que ouvir dizer… Então o lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo deitar-se-á ao lado do cabrito; o novilho e o leão comerão juntos, e um menino os conduzirá.” (Isaías 11,1ss.6)
Como é imediatamente reconhecível a “personagem” descrita nessas palavras proféticas. Séculos antes de aparecer para nós em uma manjedoura em Belém, nosso Senhor Jesus Cristo é chamado aqui de “um rebento do tronco de Jessé” — do rico Jessé que viveu em Belém e teve oito filhos, o mais jovem dos quais foi Davi. O profeta Isaías “vê” tão vividamente o “Espírito” do Deus-Homem, que seria um descendente de Davi: Isaías “vê” a sabedoria, a fortaleza, o entendimento e a isenção de julgamento superficial de Cristo (“não julgará pelas aparências”). O profeta também “vê” os efeitos de união e conciliação da vinda de nosso Senhor até nós em Sua maneira humilde e sem julgamento: O lobo habitará com o cordeiro, o leopardo deitar-se-á ao lado do cabrito, e assim por diante.
Portanto, o anseio e a visão da Personalidade singular e divino-humana de nosso Senhor Jesus Cristo já estavam bem vivos séculos antes de alguém O ter visto. E, talvez surpreendentemente, hoje a visão do profeta renova a minha, quando a minha própria visão titubeia ou se enfraquece por causa do esquecimento, da falta de cuidado ou de alguma bagagem espiritual que acumulei durante minha semana. Que hoje eu esteja aberto aos grandes e pequenos lembretes da tão “[grande] nuvem de testemunhas” que me circunda, tanto do passado quanto do presente. Que minha visão e meu anseio por Ele sejam renovados na comunhão do Espírito, oferecidos em Seu único Corpo, para que eu possa ser guiado, com os demais, por “um menino”, Que sai do tronco de Jessé.
Versão brasileira: João Antunes
© 2016, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com
