O CONHECIMENTO DE DEUS

Graça e paz vos sejam concedidas em abundância por meio do conhecimento (ἐν ἐπιγνώσει) de Deus e de Jesus, Senhor nosso. O divino poder, ao dar-nos a conhecer (διὰ τῆς ἐπιγνώσεως) aquele que nos chamou pela sua glória e pelo seu poder, concedeu-nos todas as coisas que contribuem para a vida e a piedade. Com elas, teve a bondade de nos dar também os mais preciosos e sublimes bens prometidos, a fim de que — por meio deles — vos torneis participantes (κοινωνοὶ) da natureza divina, depois de vos livrardes da corrupção que a concupiscência (ἐπιθυμίᾳ) gerou no mundo.” (2ª Pedro 1,2-4)

O “conhecimento” de Deus traz graça, paz e divino poder à minha vida, como São Pedro me recorda aqui. Foi-nos “dado conhecê-l’O” no fato de Seu Filho, o Deus-Homem Jesus Cristo, ter vindo até nós, como um de nós. Ele participou de nossa natureza humana, para que pudéssemos, se assim escolhermos, nos tornar participantes (κοινωνοὶ, comunicantes) de Sua natureza divina.

Portanto, que eu não comece esse dia como se eu não tivesse esse “conhecimento” que Deus me dá sobre Si mesmo. Que eu “participe” de Sua vida, assim como Ele participa da minha, e me permita ser elevado, em e por Sua presença em meu dia. Em Deus, posso “me livrar da corrupção que a concupiscência gerou no mundo”, que é o que resta quando escolho enfrentar meu dia por conta própria, sem Ele à frente. Sou arrastado para as ambições meramente humanas, as inseguranças e os resultantes medos, quando ajo de acordo com a minha vontade apenas. Mas nesta manhã eu me reconecto com Ele, permitindo que Sua “graça e paz me sejam concedidas em abundância” em meu coração, porque eu sei que posso fazer isso. “Venha o Teu reino, seja feita a Tua vontade”, Senhor, em tudo o que vier a acontecer em minha vida hoje.

Versão brasileira: João Antunes

© 2024, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com