QUARTA-FEIRA DE CINZAS

Mas agora, diz o SENHOR, convertei-vos a mim de todo o vosso coração com jejuns, com lágrimas, com gemidos. Rasgai os vossos corações e não as vossas vestes, convertei-vos ao SENHOR, vosso Deus, porque Ele é clemente e compassivo, paciente e rico em misericórdia.” (Joel 2,12s)

Sim, eu sei que hoje não é Quarta-feira de Cinzas, ou o início da Quaresma, para nós, cristãos Ortodoxos. No entanto, ao observar os cristãos Latinos andando pelas ruas hoje com marcas escuras na testa, estou começando a me sentir inspirado pela Quaresma, que para nós ainda está a um mês de distância. As cinzas, com as quais os cristãos Latinos recebem as marcas em suas testas hoje, são de seus ramos queimados no Domingo de Ramos do ano anterior, para recordá-los (e a mim também, por acaso) de nossa prontidão para percorrer a Via Crúcis até a entrada de Nosso Senhor em Jerusalém (no Domingo de Ramos) e Sua Paixão ou sacrifício durante a Grande Semana (ou “Strastnaya Nedelya” em eslavo).

Que hoje eu me sinta inspirado, em vez de afastado, pela tradição de outros cristãos (ou seja, da “Quarta-feira de Cinzas”), ao começar a antecipar a Quaresma. Que eu comece a me voltar para o Senhor “de todo o meu coração”, por meio de uma oração sincera, “porque Ele é clemente e compassivo, paciente e rico em misericórdia”.

Versão brasileira: João Antunes

© 2024, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com