NÃO SEJA INSENSATO

O insensato (ἄφρων, безумен) diz em seu coração: ‘Não há Deus!’. Corruptas e abomináveis são as suas ações; não há quem faça o bem. Do céu, Deus olhou para os seres humanos, a ver se havia alguém sensato, alguém que ainda procure a Deus. Mas todos se extraviaram e corromperam; não há quem faça o bem, nem um sequer! Acaso não compreenderão os que praticam a iniquidade, que devoram o meu povo, como quem come pão, e não invocam a Deus? Mas depois tremem de medo, quando não há razão para tremer, porque Deus dispersou os ossos dos que te cercam. Foram confundidos, porque Deus os rejeitou.” (Salmo 53,2-6)

É insensato dizer em seu coração: “Não há Deus”. Por quê? Porque isso não é verdade; é um delírio e uma perda de tempo. É uma realidade alternativa, que tem como objetivo substituir a realidade dada por Deus, na qual Ele é a única Fonte do bem, do propósito e do alimento espiritual ou “pão”, o único a Quem devemos buscar agradar e temer, de forma saudável. Na realidade delirante e alternativa em que “Não há Deus”, nossas capacidades dadas por Deus permanecem conosco, como o medo; como o desejo de propósito, de bem e de nutrição espiritual. Mas esses dons não têm uso adequado em uma realidade criada pelo homem e sem Deus. Assim, “trememos de medo quando não há razão para tremer” e, com base em nossos medos, acabamos agradando às pessoas ou “devorando” os outros como vampiros, estando todos enredados em (co)dependências meramente humanas.

Que Deus participe de meu dia hoje, porque Ele “é”. Essa é a verdade mais sã e útil sobre o dia de hoje, que levarei em meu coração, para não tremer de medo “quando hão há razão”. “Seja feita a Tua vontade” comigo e com todos nós nesta manhã, Senhor, “assim na terra como no céu”.

Versão brasileira: João Antunes

© 2024, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com