
“Dai a mim, vosso servo, um espírito de sabedoria (σωφροσύνης), de humildade, de paciência (ὑπομονῆς) e de amor.” (Oração Quaresmal de Santo Efrém, 2ª parte)
À medida que o tempo quaresmal vai se desenrolando, e certas situações difíceis em minha vida também, sou grato por ser relembrado do Espírito de Deus de “paciência” ou “hypo-mone” em grego (de “ὑπό”, que significa “atrás”, e “μένω”, que significa “permanecer/ficar”), que é um “ficar para trás” e esperar as coisas se desenrolem, mesmo quando as coisas ficam difíceis. “Atrás” de quê? Atrás das fronteiras seguras da “zona de Deus”, se é que posso dizer isso dessa forma. Quando as coisas mudam, ou não mudam com rapidez suficiente, no Espírito de “paciência”, sou recordado de que o tempo é uma bênção, não uma maldição.
Hoje, que eu acolha “o poder de esperar”, como a paciência tem sido chamada, em vez de ficar frustrado pela impotência. Que eu possa me desacelerar e aceitar a boa vontade de Deus para mim, que me traz coisas boas em Seu devido tempo. “Dai a mim, vosso servo, um espírito de sabedoria, de humildade, de paciência e de amor”. Amén!
Versão brasileira: João Antunes
© 2024, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com
