EM QUEM ESPERAMOS

… como o sol ardente em terra seca. Tu farás cessar o clamor dos orgulhosos. Como cessa o calor à sombra de uma nuvem, assim também humilhas o canto dos tiranos. No monte Sião, o SENHOR do universo prepara para todos os povos um banquete de carnes gordas, acompanhadas de vinhos velhos, carnes gordas e saborosas, vinhos velhos e bem tratados. Neste monte, Ele arrancará o véu de luto que cobre todos os povos, o pano que encobre todas as nações. Aniquilará a morte para sempre. O Senhor DEUS enxugará as lágrimas de todas as faces, e eliminará o opróbrio que pesa sobre o seu povo, sobre toda a nação. Foi o SENHOR quem o proclamou. Dir-se-á naquele dia: ‘Este é o nosso Deus, nele esperamos e Ele nos salva. Este é o SENHOR em quem esperamos. Congratulemo-nos e rejubilemos com a sua salvação. A mão do SENHOR repousará sobre este monte’.” (Isaías 25,5-10a)

Os eventos sobre os quais Isaías está profetizando nessa passagem, lida no ofício da Sexta Hora durante a Quaresma, são os eventos que estamos vivenciando atualmente em “tempo real”, durante o(s) tempo(s) da Quaresma e da Páscoa. Durante a Quaresma, estamos fazendo nossa “ascensão” a “esse monte” que é a comunhão, e o cumprimento, no Senhor ressurreto. Durante a Quaresma, na Igreja que ora e jejua, aguardamos o “banquete” que é o triunfo do Senhor sobre nossas trevas e morte, em Sua gloriosa Ressurreição na madrugada do Domingo de Páscoa. Naquela manhã, quando estivermos cantando “Cristo ressuscitou dos mortos…”, também estaremos dizendo, como o profeta descreve acima: “Este é o nosso Deus, n’Ele esperamos e Ele nos salva. Este é o SENHOR em Quem esperamos. Congratulemo-nos e rejubilemos com a Sua Salvação…”.

Senhor, dá-me paciência e humildade hoje, enquanto continuamos nossa ascensão carregando a cruz até a Tua festa das festas, por meio da mudança positiva que é o “arrependimento”. Hoje, que eu escolha seguir em frente, em meio e apesar de qualquer fraqueza que eu possa sentir ao longo do caminho. “Dá a mim, Teu servo, um espírito de sabedoria, de humildade, de paciência e de amor”. Amén!

Versão brasileira: João Antunes

© 2024, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com